Joelho de alicate, joelho cambota, joelho em tesoura, joelho para dentro, joelho para fora… As deformidades dos joelhos são facilmente notadas e, popularmente, tem nomes muito curiosos. Há diversas causas para as deformidades dos joelhos. Elas podem ser sequelas de fraturas, podem ser decorrentes de defeitos congênitos ou de doenças genéticas, podem ser consequência de infecções ou de doenças reumáticas e até mesmo ocasionadas pelo desgaste das cartilagens dos joelhos.
As deformidades dos joelhos devem sempre ser avaliadas pelo especialista, pois não se trata de alterações puramente estéticas, pois elas interferem no funcionamento e até na durabilidade dos joelhos.
Por terem diversas causas, há também diferentes tratamentos para cada situação. Há, até mesmo, aquelas situações em que o tratamento é a observação. Em crianças, há situações nas quais os joelhos podem ser ‘mais para dentro’ ou ‘mais para fora’, mas que a correção ocorre espontaneamente com o crescimento. Nos adultos, por outro lado, essa correção espontânea não é esperada.
As deformidades mais comuns nos joelhos são: joelho em varo, joelho em valgo, joelho em flexo e joelho recurvato.
O que é um joelho em varo?
Joelho varo é o nome técnico do ‘joelho para fora’. Pacientes com joelhos varos, ao aproximar um membro inferior do outro, os tornozelos se tocam, mas os joelhos permanecem distantes. Os joelhos varos podem variar em intensidade da deformidade, e na causa da deformidade. Diversas doenças podem ocasionar a deformidade em varo, desde sequelas de fraturas até a artrose (desgaste) do joelho. Nem todo joelho varo é sinal de doença. Existem pessoas que apresentam graus discretos de varo dos joelhos devido a sua herança genética e constituição corporal. Nestes casos, o varo dos joelhos, além de discreto, é simétrico entre os dois joelhos. Tal ocorrência é comum nas populações dos países do extremo oriente.
O que é um joelho valgo?
Em contraste com o joelho varo, no qual, ao se aproximarem os membros inferiores, os tornozelos se tocam e os joelhos ficam afastados, nos joelhos valgos, ao se aproximarem os membros inferiores os joelhos se tocam e os tornozelos se mantém afastados. Também conhecido como joelhos em ‘X’, os joelhos valgos são comuns nas crianças entre os dois e os cinco anos de idade, e geralmente corrigem-se espontaneamente. Um valgo discreto e simétrico dos joelhos não é considerado doença, e é um padrão comum nas populações ocidentais. Assimetrias ou deformidades que excedam poucos graus devem ser sempre avaliadas, em busca de doenças articulares.
O que é um joelho em flexo?
Joelho em flexo é o nome dado à deformidade caracterizada pela incapacidade de o joelho alcançar a extensão completa, isto é, ficar totalmente ‘esticado’. O joelho flexo é sempre considerado um problema, ao contrário dos joelhos em varo ou em valgo que, quando suaves e simétricos, podem ser apenas uma característica constitucional do indivíduo.
Muitas vezes o joelho em flexo é sinal de lesão de alguma estrutura interna do joelho. O rompimento de um menisco, com deslocamento de um fragmento que se interpõe entre os ossos do joelho impede a extensão completa do joelho, ocasionando o joelho em flexo. Nesta situação, por exemplo, o tratamento adequado reestabelece o movimento normal do joelho.
O que é um joelho em recurvato?
O joelho em recurvato, ou joelho recurvo, é aquele que ‘dobra para trás’. Joelhos levemente recurvos podem ser fruto apenas de uma maior elasticidade ligamentar, especialmente em crianças. Já as deformidades mais intensas, em geral, são ocasionadas por deformidades ósseas graves ou por paralisias. Há muitas décadas, quando a poliomielite era um grave problema de saúde pública, deixando milhares de crianças com paralisia infantil, as deformidades em joelho recurvato mais comuns, sendo observadas naquelas crianças cujo músculo quadríceps, localizado na face anterior da coxa, estava paralisado. A fraqueza do quadríceps faz com que, durante a marcha, o joelho acabe fletindo espontaneamente, levando o paciente a cair com frequência. O portador deste tipo de paralisia ‘aprende’ a andar, forçando seu joelho em extensão completa, para travar a articulação e evitar a flexão espontânea. Este procedimento, ao longo dos anos, vai afrouxando as estruturas posteriores do joelho, levando à deformidade em recurvato.
Será um prazer tê-lo conosco, marque o seu horário e invista na sua qualidade de vida.
Setor de Grandes Áreas Norte, quadra 915, módulo G, Bloco B, sala 311. Edifício Golden Office Corporate.
CEP: 70790-157
Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀
Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá em seguida.