Lesões dos Meniscos

lesoes_dos_meniscos

Tópicos sobre lesões dos meniscos

Sobre lesões dos meniscos

Os nossos joelhos são sujeitos a grandes esforços e de modo constante. Ao caminhar, por exemplo, toda vez que o pé toca o solo, uma força com a intensidade em torno de três vezes o peso corporal incide no joelho. Esta força é ainda maior em atividades tais como correr ou saltar. Para suportar este esforço todo, o joelho é equipado com amortecedores, os meniscos.

O que são os meniscos?

Cada joelho possui dois meniscos, que ficam posicionados entre os ossos chamados fêmur e tíbia, impedindo que eles se choquem diretamente um contra o outro, como almofadas. Os meniscos são compostos de um tipo especial de cartilagem (sim, existem vários tipos de cartilagem). A cartilagem dos meniscos é bastante elástica e fibrosa, tornando-a ideal para absorver choques.

Como eu posso machucar meus meniscos?

Infelizmente, apesar de bastante resistentes, os meniscos, ainda assim, podem se romper, especialmente em situações nas quais o joelho torce. Em geral são situações nas quais o pé está fixo no solo e o corpo gira, com força, para um dos lados, fazendo com que os ossos do joelho forcem o menisco de tal maneira que ele acaba rasgando.

Quais são os sinais que ocorrem quando um menisco se machuca?

Quando machucamos nossos meniscos, em geral, o joelho fica inchado e doloroso. Dependendo de como o menisco de rasgou, o paciente poderá ter um tipo de sintoma. Pequenos machucados podem ter apenas sintomas logo após o acidente, melhorando com repouso e cuidados. Machucados maiores, especialmente aqueles nos quais o menisco se rasga, formando uma aba solta, acabam repercutindo no funcionamento da articulação, gerando falhas do joelho e, até mesmo, travamento do joelho.

Existem lesões ocasionadas pelo desgaste dos meniscos?

Além das lesões meniscais puramente traumáticas, há ainda as lesões meniscais que chamamos degenerativas. Isso acontece pois o tempo acaba por modificar a textura e a resistência das nossas cartilagens, incluindo as cartilagens que compõe os meniscos. Geralmente estas mudanças ocorrem lentamente, após os quarenta ou cinquenta anos de idade, e os meniscos vão se tornando menos elásticos e mais quebradiços. As mudanças, que acabo de descrever, tem o nome de processo degenerativo dos meniscos e vários fatores podem influenciar na intensidade e na velocidade deste processo. Traumas, sobrepeso e a prática de esportes de impacto podem acelerar este processo. Uma vez que o joelho perde sua elasticidade e sua resistência, ele pode romper-se em atividades corriqueiras, tais como agachar-se ou entrar em um automóvel.

Qual é o melhor tratamento para as lesões dos meniscos?

Há diversas alternativas para tratamento das lesões meniscais, e o médico irá decidir-se levando em conta as características da lesão e do paciente, porém, podemos dividir as opções de tratamentos para as lesões meniscais em dois grandes grupos: os tratamentos conservadores e os tratamentos cirúrgicos.

Como são e quando são utilizados os tratamentos conservadores das lesões meniscais?

Os tratamentos conservadores são aqueles que não envolvem cirurgias. Este tipo de tratamento envolve o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, infiltrações articulares, fisioterapia e exercícios dirigidos. O objetivo destes tratamentos é controlar os sintomas do paciente e otimizar a estabilidade do joelho, através de exercícios. As técnicas conservadoras tendem a ser mais efetivas nas lesões menores, especialmente as lesões degenerativas.

Como são e quando são utilizados os tratamentos cirúrgicos das lesões meniscais?

Os tratamentos cirúrgicos são indicados para as grandes lesões ou para lesões menores, que se mantiveram sintomáticas com o tratamento conservador. Atualmente os tratamentos cirúrgicos para as roturas meniscais são realizados através de artroscopia. Artroscopia é o nome da técnica utilizada para se operar uma articulação com o auxílio de câmera de vídeo e de pinças especiais e que permite a realização de procedimentos através de pequenos cortes na pele.

Como é o tratamento artroscópico para a lesão do menisco?

O tratamento cirúrgico artroscópico das roturas meniscais, na maioria das vezes, é composto da retirada de fragmentos soltos dos meniscos. É possível ‘costurar’ os meniscos, porém este procedimento, além de tecnicamente difícil, deve ser realizado apenas em determinados tipos de rotura. Isto porque os meniscos são estruturas que recebem muito pouca irrigação sanguínea, o que os torna pouco capazes de formar cicatrizes.

Como é a recuperação de uma artroscopia do joelho, para tratamento da lesão meniscal?

A recuperação dos tratamentos cirúrgicos artroscópicos mais simples, nos quais é realizada a retirada de pedaços soltos dos meniscos, costuma ser rápida. Em geral é necessário o uso de muletas por cerva de 10 dias, para proteger o joelho operado, seguido de algumas sessões de fisioterapia, com objetivo de recuperar o movimento completo da articulação e de desenvolver a musculatura protetora do joelho. Já os tratamentos que envolvem a sutura (costura) do menisco, tem uma recuperação demorada, necessitando de muletas por até seis semanas.

Agende sua consulta

Será um prazer tê-lo conosco, marque o seu horário e invista na sua qualidade de vida.

Tendinites do joelho

WhatsApp

Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀

Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá  em seguida.