Problemas da patela

problemas da patela

Tópicos sobre problemas da patela

Sobre problemas da patela

Patela é o nome dado ao osso arredondado que está localizado na face anterior do joelho. Antigamente, este osso era chamado de rótula do joelho. Popularmente, em muitas regiões do Brasil, ele é conhecido como bolacha do joelho. Esse pequeno osso faz parte de um importante mecanismo, que liga o músculo quadríceps à tíbia, e é responsável por aumentar a potência da ação muscular do quadríceps. A patela articula com um trilho existente no fêmur, que se chama tróclea, deslizando sobre estre trilho durante os movimentos de flexão e extensão do joelho.

O que é a luxação da patela?

Luxação é o termo técnico para nomear o deslocamento de um órgão de sua posição normal. Quando a patela se desloca e sai de seu trilho, ocorreu a luxação da patela. Há muita confusão no uso deste termo, pois, por muito tempo, os narradores e comentaristas esportivos se referem a qualquer pancada que um atleta sofra como uma luxação. As luxações costumam ser bastante dolorosas e, em geral, associadas a algum trauma.

Pode acontecer uma luxação da patela sem trauma?

O formato da patela e o formato de seu trilho (a tróclea) variam muito. Há pessoas que apresentam o trilho bem raso e a patela pequena. Nesta situação, chamada de displasia, a patela não é estável e pequena quantidade de energia pode deslocá-la da tróclea. Por este motivo, pessoas com displasia da tróclea e/ou da patela podem apresentar um deslocamento com movimentos banais, sem traumas.

Quais são as medidas para socorrer alguém que acaba de ter uma luxação da patela?

Quando a patela se desloca, o músculo quadríceps para de atuar instantaneamente, e a pessoa acaba por cair ao solo, tendendo a permanecer com o joelho em alguns graus de flexão. Não é incomum, logo após o deslocamento, a ação muscular involuntária reposicionar espontaneamente a patela em seu devido lugar. Se isso não ocorre, o paciente deve ser tranquilizado e auxiliado a deixar seu joelho em extensão completa. Geralmente, apenas esta medida já é suficiente para que a patela volte a sua posição original. Se isso não ocorrer, é necessário auxílio médico.

Qual é o tratamento para a luxação da patela, que ocorre em decorrência de trauma?

Assim que a patela é reposicionada em seu devido lugar, o joelho deve ser imobilizado em extensão por pelo menos três semanas, para favorecer a cicatrização do envelope de tecidos moles que circunda a patela e que auxilia na manutenção de seu posicionamento. Após o período de imobilização, inicia-se fisioterapia, visando reabilitar o movimento articular e reforçar a musculatura protetora do joelho.

Qual é o tratamento para os casos em que a patela se desloca frequentemente?

Chamamos de luxação recidivante da patela, a ocorrência de deslocamento repetitivo da patela. Tais casos estão quase sempre relacionados a algum grau de alteração do formato da patela e/ou da tróclea (displasia). O deslocamento frequente da patela é bastante limitante e sujeita o paciente a quedas frequentes. Eventualmente alguns pacientes respondem ao tratamento com fisioterapia, visando reforçar a musculatura que age sobre a patela, na tentativa de aumentar sua estabilidade, porém os tratamentos mais efetivos para a luxação recidivante da patela são cirúrgicos.

Qual a diferença entre condromalácia e condropatia patelar?

Condromalácia e condropatia patelar são nomes diferentes para um mesmo problema. Ambos os termos derivam do grego. O termo ‘condro’’ é relativo à cartilagem, o termo ‘malácia’ descreve amolecimento e ‘patia’ designa doença ou sofrimento. Desta forma, condromalácia se refere ao amolecimento da cartilagem e condropatia ao adoecimento da cartilagem. Na fase inicial de degeneração da cartilagem patelar, o que se observa é o amolecimento do tecido cartilaginoso (daí condromalácia). Conforme a degeneração vai avançando, vão se formando fissuras e erosões na cartilagem amolecida, expondo o osso que estava inicialmente recoberto pela cartilagem. O termo condropatia é usado preferencialmente, por ser mais abrangente.

Qual a causa da condropatia patelar?

A condropatia patelar tem relação direta com funcionamento inadequado dos mecanismos de deslizamento da patela em seu trilho, no fêmur. Vários fatores exercem influência neste mecanismo de deslizamento, entre eles o formato das peças ósseas, deformidades do membro inferior e o equilíbrio muscular do membro inferior. Há situações nas quais a alteração do deslizamento se caracteriza pela concentração do atrito entre as peças ósseas em uma pequena área da patela, o que irá sobrecarregar a cartilagem de revestimento daquela área, gerando, naquele local, o aparecimento da condropatia.

O que é dor patelofemoral?

É o nome dado a um tipo de dor localizada na face anterior do joelho e ocasionada pelo funcionamento anormal do mecanismo de deslizamento entre a patela e o fêmur. É um quadro extremamente comum e que pode, ou não, estar associado a alterações da cartilagem patelar (condropatia patelar).

Agende sua consulta

Será um prazer tê-lo conosco, marque o seu horário e invista na sua qualidade de vida.

Tendinites do joelho

WhatsApp

Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀

Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá  em seguida.