
Dor cervical ou cervicalgia
Dores na região cervical tem se tornado cada vez mais comuns e hoje já se percebe uma forte relação destas dores com o uso de aparelhos celulares, principalmente devido à postura cervical. Cuidados posturais e condicionamento da musculatura cervical são muito importantes para uma coluna cervical saudável.
Na maioria das vezes, as dores cervicais são devido à inflamação de músculos e ligamentos, o que chamamos de cervicalgia mecânica. Este tipo de cervicalgia costuma reverter-se completamente com tratamento clínico, que consta de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de relaxantes musculares e fisioterapia. A fisioterapia é essencial para promover o condicionamento adequado das estruturas de sustentação do pescoço, evitando que elas entrem em fadiga e se tornem inflamadas.
Quando a dor cervical se irradia para os braços e se associa a formigamentos ou alteração da sensibilidade dos membros superiores, podemos estar diante de algo mais complexo. Nestas situações o médico deve suspeitar de comprometimento das raízes cervicais dos nervos que suprem os membros superiores, que pode ser causado por hérnias de disco. Uma avaliação clínica minuciosa é necessária, além de exames auxiliares, tais como a ressonância magnética da coluna cervical.
Até mesmo casos de dor cervical relacionados a hérnias de disco podem responder ao tratamento clínico, com medicamentos e fisioterapia. Entretanto, alguns pacientes com comprometimentos mais sérios das raízes dos nervos cervicais podem necessitar de tratamentos cirúrgicos.