
Luxações do ombro
Luxação é o nome técnico de um deslocamento articular. Em geral, os deslocamentos articulares são ocasionados por trauma de alta energia, que causam a ruptura dos ligamentos que mantém os ossos unidos.
As características anatômicas da articulação do ombro a tornam mais susceptível aos deslocamentos que outras articulações, tais como o quadril ou o joelho. O ponto crítico da articulação do ombro, em relação aos deslocamentos, é o local em que a cápsula da articulação de liga ao rebordo de um osso chamado glenóide. Quando submetido à tração excessiva, durante um movimento de rotação e abertura do braço, tal como quando um jogador de voleibol se prepara para dar um saque, pode haver o descolamento desta cápsula articular deste osso, causando deslocamento articular.
Ao se deslocar, o ombro fica muito doloroso e com seus movimentos bloqueados. Esporadicamente o ombro pode voltar espontaneamente para o lugar, porém, na maioria das vezes, é necessário auxílio profissional. Um médico treinado geralmente consegue recolocar o ombro no lugar, executando manobras de tração, porém, de vez em quando, até mesmo profissionais experientes podem ter dificuldade de reposicionar o ombro. Quando isso acontece, o paciente deve ser levado para o centro cirúrgico e anestesiado. Se as manobras de reposicionamento não forem eficazes, mesmo sob anestesia, é necessário realizar um procedimento operatório.
Mesmo quando o deslocamento é facilmente revertido, deve ser observado um período de imobilização do membro, para que haja a cicatrização dos ligamentos rompidos. Caso esta cicatrização não ocorra de modo adequado, é possível que o ombro passe a se deslocar repetidamente, mesmo com movimentos banais. Este quadro, que chamamos de luxação recidivante do ombro, geralmente necessita de tratamento cirúrgico.