
Tendinites e bursites do quadril
As articulações dos quadris, também chamadas de articulações coxofemorais, estão relacionadas com diversos músculos e tendões, que contribuem para sua estabilidade e são os motores de seus movimentos.
Os tendões são as estruturas responsáveis pela ancoragem do músculo ao osso e, por serem muito solicitados, eles podem se tornar sobrecarregados e inflamar-se. As inflamações que acometem os tendões são chamadas tendinites.
As tendinites mais frequentes nos quadris são aquelas relacionadas aos tendões glúteos médio e mínimo. As tendinites dos glúteos médio e mínimo são caracterizadas por dores na face lateral dos quadris, que se acentuam quando o paciente se deita de lado.
As bursas são pequenas bolsas de líquido que existem em diversas regiões do corpo, responsáveis por minimizar o atrito entre camadas de músculos ou entre músculos e saliências ósseas. Na face lateral dos quadris, onde o osso é bastante saliente, existe a bursa trocanteriana, cuja inflamação é relativamente frequente, e geralmente está relacionada à inflamação de tendões próximos.
As tendinites e bursites dos quadris são tratáveis, mas é imprescindível uma avaliação especializada para se identificar quais os fatores envolvidos e assim determinar a forma adequada de corrigi-los.