
Joelho valgo no adulto
Na população adulta do nosso país é muito comum o tipo de alinhamento do joelho, no qual, com o indivíduo em pé, os joelhos se tocam enquanto os tornozelos se afastam cerca de 1 ou 2 cm. Este posicionamento é chamado valgo fisiológico. Valgo é o nome dado à angulação para dentro do joelho, e fisiológico indica que a angulação está dentro de limites normais e que não tende a afetar o funcionamento ou a durabilidade do joelho.
Existem, no entanto, pessoas adultas com valgo acentuado dos joelhos, que ocasionam um maior afastamento entre os tornozelos, e que alteram a distribuição das cargas nas superfícies articulares e levam a diminuição da durabilidade do joelho. Estes casos, passamos a chamar de deformidade em valgo.
As deformidades em valgo do joelho podem ter várias causas, desde doenças genéticas ou metabólicas, até sequelas de traumas. Adultos jovens, com deformidade acentuada em valgo, mas que ainda apresentam meniscos e cartilagens saudáveis, podem ter muitos benefícios com o realinhamento cirúrgico do joelho, realizado através de osteotomias.
As osteotomias consistem na realização de cortes nos ossos, que permitem a correção das angulações. Após a correção da angulação, os cortes são fixados com dispositivos ortopédicos, tais como placas e parafusos. O avanço da tecnologia nesta área possibilitou a confecção de dispositivos cada vez menores e mais eficientes, diminuindo os riscos cirúrgicos.
Em indivíduos mais idosos, com desgaste de meniscos e cartilagens, geralmente as osteotomias não são o tratamento de escolha, dando-se preferência à substituição das superfícies articulares por próteses, o que, além de alinhar o joelho, corrigindo a deformidade, irá proporcionar movimentos articulares com menos atrito, resultando em controle de dores e inflamações.