
Corpos livres articulares no joelho
Os joelhos são as maiores articulações do corpo humano e eles possuem um espaço relativamente grande em seu interior.
Eventualmente, um pedaço de osso ou cartilagem pode se soltar de seu local original, em virtude de uma doença ou de um trauma e este pedaço pode ‘circular’ pelo interior da articulação, recebendo o nome de corpo livre articular.
O paciente acometido por este tipo de situação costuma queixar-se de uma sensação mal definida de que ‘algo está fora do lugar’ dentro de seu joelho, além de apresentar episódios de travamento repentino e doloroso do joelho. Estes episódios ocorrem quando o pedaço solto entra no espaço entre os ossos do joelho, impedindo o movimento articular.
A presença de corpos livres é uma ameaça ao bom funcionamento do joelho e pode ocasionar um desgaste bastante acelerado da articulação.
O tratamento requerido é sempre cirúrgico e constará da retirada do pedaço solto, o que geralmente é realizado, de forma minimamente invasiva, por meio de videoartroscopia.
Em geral a reabilitação pós-operatória é rápida e, quanto antes for diagnosticada e tratada a condição, menos risco haverá de desgaste articular precoce.