
O que é a osteocondrite dissecante do joelho?
As osteocondrites dissecantes dos joelhos são lesões relativamente raras e que, até hoje, não tem sua origem completamente identificada. Essas lesões ocorrem, principalmente, em pacientes jovens e são caracterizadas pelo destacamento gradual de um fragmento do fêmur, que se encontra dentro da articulação do joelho. Em geral, os sintomas iniciais são inespecíficos, caracterizados por dores e inchaço recorrentes do joelho, desencadeados por atividades físicas.
Na maior parte das vezes, a lesão é identificada quando ainda não se completou o descolamento do fragmento. Como muitas outras doenças, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais simples o tratamento e maiores as chances de sucesso. Uma lesão identificada quando o fragmento ainda não tem alterações significativas, pode regredir completamente apenas com a restrição do apoio sobre o membro afetado, especialmente em pacientes pré-adolescentes.
Quando o paciente já está no final da fase da adolescência, ou quando o fragmento já começa a ter mudanças de seu aspecto e seu destacamento está quase se completando, ou se completou, o tratamento se torna mais complexo e, no mais das vezes, é cirúrgico.
Há basicamente três possibilidades de tratamento operatório e a escolha entre eles é definida pelo grau de destacamento do fragmento ósseo. Os fragmentos que ainda estão bem fixos em sua posição original, podem ser apenas perfurados. Espera-se que células saudáveis do osso normal penetrem nas perfurações do fragmento da osteocondrite e ocasionem a sua cicatrização.
Os fragmentos que estão prestes a se destacar, ou aqueles já destacados, necessitam, além das perfurações, ser fixados ao osso principal. Hoje já existem dispositivos especialmente desenvolvidos para realizar tais procedimentos, pois os fragmentos de osteocondrite costumam ser pequenos e frágeis.
O terceiro tipo de procedimento operatório é a retirada do fragmento. Somente decidimos por esta possibilidade se o fragmento já está deformado e não mais se encaixa em seu local original. Habitualmente, isso acontece quando o fragmento já está destacado há muito tempo, ‘perambulando’ pelo interior da articulação. Nesta situação, o paciente geralmente se queixa que o seu joelho ‘trava’, pois o fragmento destacado, quando se interpõe entre os ossos do joelho, impede o movimento articular.