
Tendinite do trato iliotibial distal
O trato iliotibial é composto por uma longa faixa de tecido fibroso, localizada na face lateral da coxa. Esta faixa se origina na porção lateral do osso da bacia (o osso ilíaco), e desce pela lateral da coxa, indo se ligar ao osso da tíbia.Durante este trajeto, ela passa por uma parte mais proeminente do fêmur, e, eventualmente, pode atritar-se contra esta proeminência femoral, gerando um quadro inflamatório chamado de tendinite do trato iliotibial distal ou síndrome do atrito iliotibial distal.
Uma das causas mais comuns deste tipo de distúrbio é o encurtamento do trato iliotibial, secundário ao sedentarismo e as longas permanências na posição sentada. Por outro lado, pacientes fisicamente ativos também podem desenvolver esta tendinite. Nestas situações, as causas mais comuns são a prática de atividades que demandam o movimento contínuo de flexão e extensão do joelho e uma flexibilidade insuficiente do trato iliotibial.
A tendinite do trato iliotibial costuma ter boas respostas com o tratamento conservador, no qual a fisioterapia é utilizada para reequilibrar o funcionamento das estruturas do joelho.
Eventualmente é necessária a utilização de infiltrações com corticoesteróides, para controlar o processo inflamatório e a dor, assim possibilitando o desenvolvimento das atividades de fisioterapia.