
Tendinite patelar
O tendão patelar liga a patela à tíbia, e se localiza na face anterior do joelho. Trata-se de um tendão bastante resistente, mas que é submetido constantemente a grandes forças de tração. A tendinite patelar é relativamente comum, e se manifesta por dor e, eventualmente, calor e vermelhidão na pele sobre o tendão patelar.
Como toda tendinite, a tendinite patelar pode estar relacionada a desequilíbrios musculares. Outras causas de tendinite patelar são a sobrecarga mecânica, especialmente em atletas que realizam saltos. Por este motivo esta condição é também conhecida como ‘joelho do saltador’.
Em algumas situações, o próprio formato da patela pode contribuir para o surgimento de tendinites de repetição, especialmente quando a extremidade inferior da patela é mais alongada, formando um ‘esporão’.
O tratamento depende da identificação dos agentes causadores da tendinite. No mais das vezes, o tratamento é conservador, tendo a fisioterapia papel muito importante. Outras terapias, tais como a ortotripsia, podem ser utilizadas em quadros crônicos.
Raramente indica-se o tratamento cirúrgico, que, quando necessário, envolve a ressecção de esporão patelar.