
Joelho varo e joelho valgo
A maioria da população adulta apresenta o joelho, quando observado de frente, em alinhamento neutro, isto é, aparentemente reto. No entanto, se o joelho, ainda quando visto de frente, for alguns graus para dentro ou para fora, ainda sim será um joelho normal e funcional.
Apenas quando este desvio, para dentro ou para fora, ultrapassa certos limites, é que passa a existir a possibilidade de ocasionar alteração na função da articulação e até mesmo desgaste precoce do joelho.
Desta forma, a medicina encara como joelho adulto normal tanto aquele que é completamente reto, quanto aqueles que tem poucos graus para dentro ou para fora, pois, tais tipos de joelho, tem função e vida útil inalteradas.
A genética determina papel importante no alinhamento dos joelhos adultos. Na população asiática predomina a tendência de alinhamento dos joelhos com angulação discretamente para fora, enquanto na população europeia a tendência é de joelhos discretamente alinhados para dentro.
Como tudo na medicina tem um nome, isso também acontece com as angulações dos joelhos. Chamamos os joelhos que são angulados para fora de joelhos varos, e aqueles angulados para dentro de joelhos valgos. De modo prático, podemos dizer que os joelhos varos são aqueles tendem a ficar afastados, e os joelhos valgos aqueles que tendem a se tocar, quando olhamos o indivíduo parado e em pé.
Como você deve ter notado, eu iniciei este texto falando especificamente da população adulta. Isso porque há, durante o desenvolvimento do ser humano normal, uma mudança fisiológica no alinhamento dos joelhos. Sim, em determinadas faixas etárias o normal é ter um alinhamento diferente do alinhamento do joelho do adulto. Isso ocorre há milhares de anos, mas é o tipo de detalhe que, até hoje, passa desapercebido e pode causar muita angústia em pais, mães e, principalmente, em avós.
Você já deve ter visto uma destas bonecas de brinquedo, que são inspiradas em um bebê recém-nascido. Estes brinquedos tentam reproduzir, do modo mais fiel possível, a aparência de um bebê e isso se aplica também ao formado dos joelhos. Nestas bonecas, como em bebês normais, os joelhos são alinhados em varo, isto é, quando os joelhos estão esticados e os tornozelos se tocam, os joelhos estão afastados. Você já tinha prestado atenção a este detalhe? Pois é… os joelhos do bebê normal são para fora, são varos, ou, como dizem popularmente em muitas regiões do Brasil, são cambotas.
Por volta dos dois anos e meio, a criança que nasceu com os joelhos para fora, passa por uma mudança drástica, e agora seus joelhos estarão angulados para dentro.
São o que muitas pessoas chamam de joelhos em ‘x’, isto é, valgos. Isto também é causa de ansiedade na família, pois as quedas, que são comuns nesta faixa etária por motivo do equilíbrio ainda em desenvolvimento, são creditados injustamente ao formato dos joelhos. Entre os três e os sete anos de idade, os joelhos irão se modificar novamente, porém agora de modo bem lento, até que eles fiquem no alinhamento determinado para o adulto, que, como eu já disse acima, vai depender muito da carga genética de cada um.
Em resumo:
A primeira lição é que joelhos normais podem ser retos, discretamente varos (para fora) ou discretamente valgos (para dentro), dependendo da genética de cada indivíduo. Assim sendo, joelhos valgos ou varos, no adulto, não são necessariamente um problema. Somente serão encarados como problema se a angulação for acentuada.
A segunda lição é que, durante o desenvolvimento, o alinhamento dos joelhos muda, e o que é normal em uma faixa etária, pode não ser normal em outra. Bebês normais tem os joelhos afastados e crianças normais, por volta dos dois ou três anos, tem joelhos em ‘x’.
Como você pode perceber, nem toda angulação do joelho é sinal de doença, ou é considerada uma deformidade, no entanto, se você tiver dúvida em relação aos joelhos de seu filho (ou de seu neto), a melhor atitude é procurar a avaliação de um ortopedista, pois estes profissionais tem treinamento para identificar o que é, ou não, problema, em cada faixa etária.